A profissão de Relações Públicas comeceu a ser valorizada no Brasil na década de 80, no começo era um trabalho de assessoria de imprensa, mas logo esses profissionais descobriram que não bastava apenas assessorar, era necessário planejar a comunicação de forma que abrangesse o público necessário. Passa a ser uma comunicação organizada, e as instiruições e corporações começam a sentir a necessidade de um profissional que saiba planejar sua imagem, e “vendê-la” de forma eficaz. Surge então a importância de um profissional de RP.
O profissional de RP trabalha para manter o bom relacionamento e entendimento entre uma instituição e um grupo social.
O objetivo é manter o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, trabalhando com a chamada: Comunicação estratégica.
Este profissional é preparado para planejar, organizar, decidir e controlar atividades que trabalham com o processo de comunicação.
Ele pode trabalhar em áreas como administração, organizações de eventos, pesquisas de opiniões públicas, projetos institucionais e etc. O profissional de RP é preparado para gerenciar crises, identificar possíveis patrocinadores, e buscar a melhor linguagem e forma de comunicação entre organização e público-alvo. Eles são responsáveis por criar e manter uma imagem pública favorável à empresa.
Este profissional deve ser comunicativo, conhecer bem a língua portuguesa e saber utilizá-la, deve ter criatividade, dinamismo, iniciativa e interesse por trabalhos sociais.
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