quarta-feira, 22 de junho de 2011

O jornal impresso vai acabar?


Não acredito no desaparecimento do jornal impresso, eu particularmente tenho assinatura de um jornal e todas às manhãs quando levanto para ir ao trabalho (estágio), gosto de sentir o jornal, sentir seu cheiro (de papel reciclado), ler as notícias e depois dobrar de uma maneira bem desorganizada (que só eu sei fazer).

Por outro lado gosto também de ler jornais digitais (jornais on-line) é instantâneo, proporciona aos jornalistas a facilidade de publicar suas matérias na internet de forma simultânea ao acontecimento, sem gerar demora para divulgação da reportagem, sem gerar gastos com transporte. Um exemplo nítido são os blogs (www.cafejornalismo.blogspot.com) que tem sido usado como veículo de informação que promove uma ligação praticamente direta entre emissor-receptor.

O jornal impresso não está com os dias contados, acredito que um dia acabará, quando não sei, talvez quando o jornal digital se tornar acessível a todas as camadas sociais.

Um comentário:

  1. Penso que estamos diante de uma fase transitória de suportes tecnológicos, os quais, com a nova geração, "a do atalho", substituirão a cultura visual e o modelo de comunicação um-todos para a avançada era do compartilhamento todos-todos, presente no ciberespaço (blogs, sites, redes sociais, etc). O suporte do papel para a impressão de informações jornalísticas suportarão até quando as potencialidades de que não goza se comparado ao mundo dos bits?

    ResponderExcluir