Os deputados Chico d´Ângelo e Benedita da Silva, da bancada federal do PT fluminense, manifestaram apoio à Proposta de Emenda Constitucional 386/09 que prevê a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Já o deputado Stepan Nercessian (PPS) se comprometeu a estudar a proposta e manifestar-se em breve.
“Nunca concordei com o fim do diploma para jornalistas. Precisamos resgatar a dignidade de quem deu duro e investiu na sua carreira. Não podemos permitir que, neste momento, tudo isso vá por água abaixo. Vocês, jornalistas, têm meu total apoio. Contem comigo”, disse Benedita em mensagem dirigida ao Sindicato.
Já a opinião do deputado foi manifestada após encontro com a presidente do Sindicato, Suzana Blass, que participou de mais uma reunião que tem como objetivo sensibilizar os deputados a apoiar a proposta de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Na conversa, Suzana comentou que a exigência de diploma não representa nenhuma ameaça à liberdade de expressão e à falta de independência jornalística. Ao contrário, as duas questões estão diretamente relacionadas com o fato de os veículos de comunicação estarem concentrados nas mãos de poucas empresas, o que facilita a manipulação da informação.
Integram ainda a bancada federal do PT do Estado do Rio de Janeiro na Câmara os deputados Alessandro Molon, Edson Santos e Eliane Rolim. Todos são favoráveis à aprovação da proposta.
Stepan Nercessian
Já o deputado Stepan Nercessian (PPS), durante encontro também na segunda-feira com o jornalista Rogério Marques, diretor do Sindicato, manifestou interesse pela proposta e se comprometeu a analisar o texto da PEC 386/09 com muita atenção para dar uma resposta definitiva em breve sobre o assunto.
O deputado, que nas eleições do ano passado foi eleito com mais de 84 mil votos, ouviu de Rogério Marques informações relacionadas ao diploma que a grande imprensa não divulga por não serem do interesse dos empresários da comunicação. Por exemplo: ao contrário do que muita gente pensa, médicos, esportistas, cientistas, advogados, engenheiros e outros profissionais sempre tiveram espaço garantido na imprensa, legalmente, como colaboradores, escrevendo sobre temas ligados às suas respectivas áreas.
Os entendimentos mantidos com os três deputados fazem parte de uma série de reuniões que a diretoria do Sindicato vem agendando com os políticos de todos os partidos pertencentes à bancada do Estado do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados para sensibilizá-los a apoiar a PEC 386/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário