segunda-feira, 27 de junho de 2011

Minha primeira vez ... por Luciana Boeira


Minha primeira vez ... (e três pontinhos) é um quadro no Café Jornalismo, que vem contar como foi a primeira vez de alguns profissionais de comunicação no mercado de trabalho. A primeira e nos revelar cada detalhe dessa incrível experiência é a professora da Faculdade Anísio Teixeira, Luciana Boeira.

Pegue sua xícara de café e uma boa leitura ...

"Entrei na UNEB em 1990, no curso de Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual - o famoso Design Gráfico. Na época, o curso era novo e a universidade não tinha uma estrutura apropriada para construir designers de elevado conhecimento. Então, a saída era estágio, fui à luta.

Em 1992, descobri no shopping Barra a loja revendedora das peças criadas pelo famoso Hans Donner, designer da Rede Globo. O nome da loja é Positano, vendia também móveis do designer Marcos Positano. Com a minha típica cara de pau, e sem medo algum de ouvir um não, entrei na loja com a minha guia de matrícula da universidade – não tinha currículo, claro – e fui me apresentando para a primeira pessoa que encontrei: oi, meu nome é Luciana, sou estudante da UNEB, faço designer, e gostaria de saber se vocês estão precisando se um estagiário, posso fazer qualquer coisa, até atender os clientes, serviço de banco... Aí, para a minha sorte, a surpresa, quem estava me ouvindo?? O próprio Marcos Positano!! Eu falei a vontade, expus as minhas propostas, enfim, no final ele riu, e me disse - pode começar agora se quiser!!! Eu prontamente fiquei lá, pulando de alegria e boba com o que aconteceu. Não recebia se quer o vale transporte, mas este foi o meu passaporte para muitas e muitas coisas, dentre elas: o Marcos me ensinou trabalhar com materiais reciclados, fazer móveis com peças de ferro velho, me ensinou muito sobre fotografia, designer de móveis, decoração e interiores; com ele aprendi o real valor do designer gráfico, fazendo montagens e criando folders incríveis (sempre com materiais reciclados); além de me indicar para o meu segundo e mais importante estágio, na SignExpress.

Na minha turma, eu fui a primeira a conseguir estágio, e a lição foi: nunca sinta medo de dar o primeiro passo, de avançar no desconhecido, medo de ouvir um “não”, ele “o não” é o máximo que pode acontecer".


Um comentário: