segunda-feira, 30 de maio de 2011

Café Entrevista: Coordenadora destaca tendências no curso de jornalismo

Marly Caldas (coordenadora do curso de Comunicação-Social)

Foto: Filipe Oliveira

Há dois anos à frente da coordenação do curso de Comunicação-Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), a jornalista Marly Caldas fala um pouco sobre as graduações, estrutura, laboratório, grade docente e o mercado de trabalho. Além de bacharel em jornalismo, Caldas é Mestra em Literatura e Diversidade Cultural.

Curso

“O curso de Comunicação-Social da FAT tem duas habilitações, uma em Jornalismo e a outra em Publicidade e Propaganda. Os dois cursos têm uma preparação de quatro anos, oito semestres e por fim aluno torna-se graduado, bacharel em Comunicação – Social com a sua habilitação adequada”

Diferencial

“A FAT tem muitos diferenciais, por isso que é a faculdade referência em toda a região, mas, o curso de comunicação tem um aspecto importantíssimo: A qualificação dos seus professores, que em sua maioria são mestres ou doutores. Em nossa grade docente temos também alguns especialistas que são excelentes professores e profissionais renomados no mercado de trabalho. Em termos de estrutura temos os laboratórios mais bem equipados da região, oferecemos laboratório de rádio, televisão, informática, fotografia, duas ilhas de edição, tudo para a boa formação do estudante”

Novidade

“Nós já tivemos o reconhecimento do curso de Publicidade e Propaganda pelo MEC. Agora no dia 14 de junho vamos ter o Resultando e Resultado - evento que todos os estudantes de todas as turmas apresentam o resultado de seu trabalho durante o semestre. O pessoal está ansioso para que o Resultando e Resultado venha logo. Temos sempre muitos trabalhos bons, principalmente nas turmas de Publicidade e Propaganda, que trabalham com produção de áudio e vídeo”

Mercado de Trabalho

“O mercado de trabalho é promissor, embora muita gente acredite que não tem mercado de trabalho para jornalista. Isso porque as pessoas ainda estão voltadas para época em que só existia jornalismo impresso e televisão. Hoje a gente ver que o grande nicho do mercado de trabalho do jornalista são os sítios e blog noticiosos, como também as assessorias de comunicação e empresa e o rádio. Em Feira o rádio AM ainda é muito forte em jornalismo. Os alunos de Publicidade e Propaganda também encontram um mercado amplo, pois Feira de Santana domina toda uma região quando se fala em propaganda, fruto disso é o crescimento das agências de publicidade. O profissional também pode trabalhar com agência de propagandas, produção gráfica e sítios. É um mercado próspero, uma vez que as novas tecnologias chegaram e necessitam de um profissional que seja adequado para essa nova mídia”

4 comentários:

  1. Cadê o crédito das fotos?

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  2. Boa entrevista! Objetiva e clara!
    Parabéns Maryane! Parabéns a nossa gestora acadêmica e pedagógica, Profa. Marly Caldas!
    O curso de Comunicação Social realmente ganhou novos rumos nesses dois anos sob sua coordenação! Estamos trabalhando no padrão FULL HD com estúdios de áudio e vídeo profissionais e duas ilhas de edição! E o mercado de trabalho tem correspondido gradativamente com o crescimento de agências e a profissionalização dos veículos de comunicação.

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  3. Muito oportuno o recorte de entrevista concedida pela Professora Marly Caldas. Se o advento de um jornalismo científico e profissionalmente investigativo ainda é um voto por estas plagas, pelo menos suas palavras e labutas diárias parecem representar uma vontade e possibilidade de que este voto se constitua numa realidade.
    Parabéns Marly, parabéns a todos.

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